Um Pouco Sobre Mim!
Decidi fazer Medicina após uma conversa com minha tia Jeanne, quando brilhavam seus olhos ao falar de sua profissão. Tive grandes médicos inspiradores na minha vida, como meu avô e meus tios. Meus pais também me inspiraram no modo de agir, trabalhar com excelência e como professores universitarios.
Formei em 2005 na Federal do Mato Grosso do Sul. Escolhi a Endocrinologia quando estava no 4 ano da Universidade com os mestres Dr. Vivaldo e Dr. Nagib.
Fui para São Paulo fazer residência de Clínica Médica no Hospital do Servidor Municipal, experiência incrível onde pude conhecer e lidar com todas as especialidades médicas. Me considero o que no passado era chamado clínico geral.
Em seguida fui para a Especialidade mais encantadora que lida com todos os órgãos e sistemas através dos hormônios: a Endocrinologia. Nesse período, apaixonei-me pela Tireoide… ainda não estava pronta, queria mais, e decidi me especializar nessa glândula. Fiquei mais 2 anos na Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo, me dedicando as patologias da tireoide, por onde me tornei Mestre.
Retornei para Campo Grande em 2013, e desde então pude cuidar de muitas pessoas, curando ou proporcionando o controle de suas doenças crônicas, sempre ouvindo e aplicando todo o aprendizado da Medicina baseada em evidências, com a missão de atender os pacientes com Seriedade, Carinho e Segurança.
Docência: Faculdade de Medicina-UFMS
Além do Consultório , há 11 anos atuo como Professora de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da UFMS, onde coordeno o ambulatório de tireoide e tenho a oportunidade de passar aos alunos não só o aprendizado científico, mas faço questão de passar o respeito ao paciente, a tratá-lo com empatia e mostrar a medicina pensando num todo, no macro, para tentar contribuir para formar médicos cidadãos, com uma visão além de si mesmos.
Já pude ser professora homenageada e paraninfa e ser escolhida dentre tantos colegas me deu ânimo a continuar o trabalho. O que me deixa muito feliz é ver que pude inspirar, já que muitos dos alunos que passaram comigo também escolheram a endocrinologia para seguir.
Além do ambulatório, atendi nesses anos todos os pacientes internados no Hospital Universitário, por onde passaram diversos casos não só complicados, mas raros na literatura mundial. Lá é onde mais vejo a realidade das complicações do diabetes por exemplo, amputações, cegueira, doencas cardio vasculares… É onde a realidade da necessidade e da pobreza bate à porta, é onde nos traz para a realidade de nosso país.
Muitas vezes a necessidade dessas pessoas é tamanha que não têm o que comer, e poder dar um abraço e ter empatia as dificuldades, sem cobranças é gratificante.
Presidência SBEM-MS
Acredito que as sociedades de especialidades médicas têm um grande papel em nosso país: o de combater as más práticas médicas e reforçar os princípios que um médico tem de trabalhar com ética, oferecer tratamentos seguros e também respeitar o colega médico e valorizar toda essa árdua formação professional. Por isso, há 4 anos estou a frente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Mato Grosso do Sul, como presidente.
Fizemos várias ações à população. É a oportunidade de sair do consultório e ir de encontro à população para levar informação e prevenção.
No momento em que vivemos, pela busca da aparência, mais do que nunca o papel das sociedades médicas é de suma importância. Recentemente, várias sociedades médicas reuniram-se para barrar a disseminação do tratamento com implantes hormonais, que acarreta diversas complicações e riscos aos pacientes. E com essa força-tarefa aconteceu sua proibição pela anvisa.
Além disso, vários posicionamentos médicos são realizados por essas entidades. São documentos de alerta aos médicos e à população sobre diversos temas que estão disponíveis para consulta.
Outro ponto a ser salientado é a enxurrada de notícias falsas, as Fake News, e de informações sem credibilidade que estão dispersas nas redes. Toda pessoa, na atualidade, faz busca na internet sobre algum assunto, e os sites das grandes sociedades vêm como uma ferramenta para toda pessoa que deseja se informar com conteúdo confiavel.
Por fim, a troca de experiências entre os membros da sociedade e a amizade que construímos deixa tudo mais leve e agradável.